SABOR DO ANO

O Sabor do Ano é um prémio internacional que nasceu em 1995, em França.

Em Portugal, o Sabor do Ano foi lançado em 2010 e é o único prémio exclusivo da área alimentar. Trata-se de um símbolo de qualidade e sabor excecional dos produtos alimentares que guia o consumidor no processo de escolha simplificando o momento de compra. Sabemos que o principal driver de consumo nos bens alimentares é o sabor e qualidade dos produtos por isso esta é uma ferramenta de marketing que aumenta as vendas, a notoriedade da marca e distingue os produtos da concorrência.

Esta distinção é atribuída por um conjunto de 80 consumidores comuns que provam e aprovam os produtos em laboratório, num teste cego. Os critérios de avaliação são o sabor, textura, odor, aspeto e a satisfação global. O produto que obtiver a melhor nota, entre os produtos da concorrência, numa escala de 1 a 10, ganha o prémio Sabor do Ano.

A participação é confidencial e só os produtos premiados são revelados. Os produtos vencedores são anunciados em Fevereiro de cada ano.

PARCEIROS

ALS Controlvet Fullsense

ALS é uma líder global nos serviços técnicos e laboratoriais para os mercados internacionais da indústria, ciências da vida, minerais e energia. A ALS Limited está cotada na Bolsa Australiana ASX 100 e engloba uma rede mundial de empresas presentes em 65 países, com mais 350 localizações e 11.000 colaboradores. O grupo ALS tem as suas origens em 1863 na Austrália.

Em Portugal, a ALS presta serviços na área laboratorial e sensorial. Os produtos Sabor do Ano são submetidos a testes sensoriais rigorosos e imparciais no laboratório da ALS onde chegam os produtos candidatos a Sabor do Ano.

 

 

Quem representa a marca SABOR DO ANO?

O prémio Sabor do Ano foi criado em 1995, em França, pela MONADIA, e está atualmente presente em seis países: Portugal, Espanha, França, Itália, México e Tunísia.  Em Portugal e Espanha é representado pela Global Quality Iberia.

A Global Quality Ibéria é uma Sociedade independente que representa a marca Sabor do Ano em Portugal e Espanha e tem como missão especializar-se em procedimentos de avaliação de produtos feita por consumidores e profissionais. Face ao rigor e imparcialidade da metodologia implementada, a certificação Sabor do Ano posicionou-se nos diferentes mercados como a referência da qualidade gustativa que mais consegue reunir a confiança de consumidores, fabricantes, profissionais e distribuidores do sector.