Em Portugal, existe o prémio Sabor do Ano clássico, o Sabor do Ano Kids, Sabor do Ano sem Glúten, Sabor do Ano sem Lactose, Sabor do Ano Bio, Sabor do Ano Vegan e Sabor do Ano Veggie.
Todos os produtos são avaliados pelos critérios:

sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global

badges-01

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?

  1. Inscreve o produto aqui.
  2. Coloca informação sobre os produtos que pretende inscrever e solicita condições de participação e formulários de inscrição.
  3. De seguida irá receber um e-mail com confirmação da candidatura e informação detalhada sobre próximos passos.

CUSTOS

A inscrição no prémio Sabor do Ano tem o custo inicial do teste sensorial no laboratório da ALS Controlvet Fullsense.

Se o produto obtiver a nota mais alta entre os produtos da concorrência, vence o prémio Sabor do Ano. Existe um custo associado ao uso do prémio Sabor do Ano que poderá usar ao longo de 12 meses em todos os materiais de comunicação. Neste valor está também incluído o benefício das ações de marketing e publicidade definidas e implementadas pela equipa Sabor do Ano.

Datas para inscrição de produtos nos testes

 

1.A FASE

Entre Maio e Agosto decorrem as inscrições para os produtos das marcas de fabricante. Em agosto fechamos categorias.

Setembro é o mês para a inscrição dos produtos das marcas da distribuição, mas também dos fabricantes. E no último dia do mês de setembro também fechamos categorias.

2.A FASE

Abrimos a segunda fase de inscrições entre outubro e dezembro para as categorias que  ainda estão disponíveis.

Processo de avaliação

Os produtos são inscritos pelos representantes das marcas e são enviados para o laboratório para serem testados pelos consumidores. Os consumidores avaliam o sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global do produto.

O produto que obtiver a melhor nota, entre os produtos da concorrência, numa escala de 1 a 10,

ganha o prémio Sabor do Ano

A seleção dos provadores é efetuada com base na informação que as marcas disponibilizam em relação ao target do produto. O laboratório torna o produto anónimo e organiza as sessões monádicas em cabines individuais. No fim do processo é apresentado um relatório sensorial que, para além da análise organolética, inclui comentários dos consumidores sobre o produto e nível de intenção de compra do produto.

Com exceção do selo clássico, cada selo tem adicionalmente uma distinção extra e tem especificidades:

Sabor do Ano Kids

O produto é provado e aprovado por crianças.

No momento da inscrição as marcas deverão apresentar um comprovativo das especificidades de produto sem Glúten, sem Lactose, Bio ou Vegan.

Sabor do Ano sem Glúten, Sabor do Ano sem Lactose, Sabor do Ano Bio, Sabor do Ano Vegan e Sabor do Ano Veggie

Os produtos são testados por consumidores habituais desses produtos. A seleção dos consumidores é efetuada com base na informação que as marcas disponibilizam em relação ao target do produto.

Os produtos premiados poderão usar o prémio Sabor do Ano ao longo de 12 meses (Janeiro a Janeiro) e usufruir de um plano de marketing e publicidade definido e organizado pela equipa Sabor do Ano.

No momento da inscrição as marcas deverão apresentar um comprovativo das especificidades de produto sem Glúten, sem Lactose, Bio ou Vegan.